quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Navegando contra a corrente (de Pedro Salgueiro para o jornal O POVO, 26.10.11)







Em termos de tecnologia eu estou sempre, no mínimo, dez anos atrasado. De início reajo da pior maneira possível às mudanças: acho uma droga qualquer aparelho novo que mude algum uso ou costume meu. Sou um sujeito reacionário por natureza, afeito à inércia, e defensor incansável “do mesmo sempre”.

Só mudo à força!

Passa um tempo, e vendo os amigos se deliciarem com um moderno celular ou um “interessante” modo de fazer as coisas, com o novíssimo programa de computador, com um novo... acabo tendo uma curiosidadezinha assim, digamos, sem vergonha. Vou aceitando aos poucos usar as tais novas máquina, a utilizar os inovadores métodos.
Mas reclamando sempre, fazendo cara feia e usando e abusando da má-vontade: uso, pois, à força.
Nunca aprendi a gravar uma fita-cassete, a usar corretamente um aparelho de som. Mesmo depois de anos não sei ainda o botão certo para rodar ou parar o CD, “aumentar o volume é onde mesmo?”, e muito menos ligar e desligar fios na tomada. E botar créditos em celulares é tarefa quase impossível.
Sou um zero à esquerda.
Por conta disso, meus aparelhos são sempre aposentados novíssimos: com quase nenhum uso (e cada vez mais rapidamente) são substituídos por outros com as propaladas novas tecnologias. Não existe mais agulha para o meu velho som Gradiente (mas guardo com carinho alguns discos queridos), junto numa caixa de sapatos as mil fitas Basf e seus usos, modos e atalhos tão lentamente (e com que dificuldades, meu Deus!) aprendidos.
O computador eu utilizo como máquina de datilografar com mais recursos, e mesmo assim com a saudável ajuda de minha filha de 8 anos. Que não raro balança a cabeçinha com mais uma pergunta de socorro.

— Ô pai, você não aprende nunca!?
Não aprendo nem guardo esperanças de aprender. Tenho certeza que serei sempre um sujeito tecnologicamente (mas não somente) atrasado. Irremediavelmente superado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...