segunda-feira, 11 de junho de 2012

O CONTO NA TERRA DO CONTO (Pedro Salgueiro para O POVO)

 (Vidas Marginais, de Moreira Campos)
O conto é o gênero literário mais cultuado no Ceará (alguém já afirmou que temos mais contadores de histórias que bodegueiros). Rara foi a geração que não nos deu pelo menos meia dúzia de bons contistas. Mas raros são os excepcionais, visto que o gênero é difícil, escorregadio, enganoso, muitos acham que basta contar uma anedota interessante, alinhavar bem um caso curioso, para obter êxito.

(Moreira Campos)
Atualmente temos pelo menos quatro gerações produzindo narrativas curtas de boa qualidade por aqui. Não sem tempo, a SecultCE editará em breve edição completa dos contos do saudoso Moreira Campos, trazendo inclusive seu livro inédito A Gota Delirante. Em agosto próximo, o nosso maior contista vivo, o oitentão Caio Porfírio Carneiro, lançará em Fortaleza (comemorando 50 anos de sua estreia com o já clássico “Trapiá”) sua nova coletânea: Veredas da Caminhada.

(Caio Porfírio Carneiro) 


Há poucos meses dois escritores que publicaram pela primeira vez nos Anos 70 nos presentearam com dois ótimos livros: Airton Monte lançou o longamente aguardado, Os Bailarinos, e Nilto Maciel editou seu nono livro de narrativas, Luz Vermelha que se Azula. Obras importantes que solidificam dois dos mais importantes nomes de nossas letras.

(Nilto Maciel)
(Airton Monte)

Depois de quase 3 décadas afastados da literatura, dois remanescentes dos Anos 80, Eugênio Leandro (que só havia editado Rei Piau, acaba de lançar o pujante A Noite dos Manequins) e Isa Magalhães (que estreou com Psiu, o síndico pode estar ouvindo, editará em breve O Jogo do Amor) retornam ao gênero conto.

(Isa Magalhães)
                                                  (Eugênio Leandro)

As ótimas Inês Figueiredo (que estreou maravilhosamente bem no conto com Palavras por Aí à Ventura) e Maria Thereza Leite (que com seu terceiro livro de histórias curtas, Avenida dos Ventos, a ser lançado brevemente, se solidifica como uma de nossas melhores contistas) enriquecem com seus talentos este gênero que no passado recente recebeu importantes contribuições de escritoras como Margarida Saboia, Natércia Campos, Beatriz Alcântara, Regine Limaverde, Giselda Medeiros, Joyce Cavalcante, Angela Gutiérrez, Lurdinha Leite Barbosa e muitas, muitas outras.

(de Inez Figueredo)

                                                  (Maria Thereza Leite)

De uma geração que estreou nos Anos 90 dois excelentes escritores nos trouxeram obras singulares: os premiadíssimos Joan Edesson de Oliveira, com seu fantástico O Plantador de Borboletas, e Tércia Montenegro, com seu belo O Tempo em Estado Sólido, que recentemente venceu o prestigioso Prêmio Governo do Estado de Minas Gerais. Geração que já nos deu Ronaldo Correia de Brito, Dimas Carvalho, Luciano Bonfim, Paulo de Tarso Pardal, Jorge Pieiro, Alano de Freitas, Astolfo Lima Sandy...

(Joan Edesson)

(de Tércia Montenegro) 

Outro livro de narrativas breves bastante aguardado foi Os Acangapebas, de Raymundo Netto (vencedor do Edital da SecultFOR e do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, da Academia Cearense de Letras), digno representante de uma geração recente que já nos apresentou Fernando Siqueira Pinheiro (com O Tatuador de Palavras e Ao Lado do Morto), Carlos Vazconcelos (com Mundo dos Vivos), Túlio Monteiro (com Dois Dedos de Prosa com Graciliano Ramos), Jesus Irajacy (com Contos Farpados), Carmélia Aragão (com Eu Vou Esquecer Você em Paris), Alan Santiago (com Lua de Ur num Prato de Terra), Renato Barros de Castro (com Dulcineia em Hollywood), Brennand Bandeira (com Entre Oito Paredes), Junior Ratts (com Sweet Dreams), Dércio Braúna (com Como um Cão que Sonha a Noite Só), Angela Calou (com Eu Tenho Medo de Gorki), dentre vários outros.

Através de Edital da SecultCE, recentemente foi publicada a coletânea Quantas de Nós, com histórias curtas de Carmélia Aragão, Cleudene Aragão, Vânia Vasconcelos, Ruth de Paula, Maria Thereza Leite e Inês Cardoso.
                                        (Metropolis e Quantas de Nós)

De uma geração ainda mais nova foi editada a seleta Metropolis (Edital da SecultFOR), que traz sete contos de cada um dos sete participantes: Anna Karine Lima, Fernanda Meireles, Flávia Oliveira, Joice Nunes, Mariana Marques, Natércia Pontes (que lançou o livrete Az Mulerez) e Jorge Pieiro (único veterano do grupo, que acaba de publicar o livro de contemas, como ele denomina seus relatos breves, O Outro Dono do Fim do Mundo), quase todos inéditos em livro e que têm na internet seu principal campo de atuação.



Além dessa quantidade formidável de lançamentos recentes, os contos vêm sendo incansavelmente publicados nas diversas revistas literárias (Acauã, Corsário, Pajeurbe, Pindaíba, Literapia, Caos Portátil, Singular, Para Mamíferos, Aldeota, Pechisbeque etc.), mas principalmente nos muitos blogs e sites na internet (dentre os quais destacaria os textos em prosa de Ruy Vasconcelos no seu excelente http://afetivagem.blogspot.com//).



P.S(1).: Não podemos nos esquecer de cearenses que residem há muitos anos em outros Estados, como Caio Porfírio Carneiro, Sérgio Telles, Adriano Espínola, Carlos Gildemar Pontes, Ronaldo Correia de Brito, Everardo Norões, Majela Colares, entre outros, que continuam publicando bons livros de contos com uma regularidade impressionante. 

P.S(2).: Quem cita acaba sempre esquecendo nomes, mas eu jamais poderia omitir três recentes lançamentos: O Romance que Explodiu, de Carlos Emilio Corrêa Lima (que já havia publicado Ofos, de narrativas, nos Anos 70), Malindrânia, do poeta Adriano Espínola (que faz sua estréia no gênero conto) e O Professor de Piano, de Rinaldo de Fernandes (maranhense hoje radicado na Paraíba, mas que fez faculdade, co-editou a revista Acauã e publicou seus primeiros livros por aqui).

(Sergio Telles)

(Ronaldo Correia de Brito)

(Carlos Gildemar Pontes)


(Adriano Espínola)
(Carlos Emílio Corrêa Lima)

(Everardo Norões)
(Majela Colares)

3 comentários:

Unknown disse...

Passo aqui para abraçar
O amigo Pedro Salgueiro.
"Desbravador de abismos",
Das letras um "garimpeiro",
"Descobridor de atalhos",
Um contista brasileiro.

Rouxinol do Rinaré

Unknown disse...

Amigo Salgueiro, visite e, se desejar, siga meu blog - www.rouxinoldorinare.blogspot.com.br

Webston Moura disse...

Beleza, Pedro, esse apanhado todo! Até me emocionei. Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...