terça-feira, 4 de dezembro de 2012

3 CEARENSES NA ANTOLOGIA BREGA "ASSIM VOCÊ ME MATA", Org. Cláudio Brites

(Natércia Pontes)

(Pedro Salgueiro)

(Xico Sá)

Lançamento do livro “Assim você me mata”, na Balada Literária

[Veja o que já saiu sobre o livro no Globo e no Diário do Nordeste.]
Aconteceu em São Paulo, no dia 2 de dezembro, às 14 horas, durante a Balada Literária, o lançamento da coletânea Assim você me mata, com contos inspirados no universo brega.
O time inclui escritores já consagrados, como Xico Sá, João Anzanello Carrascoza, André de Leones e Marcelino Freire, entre outros.
A lista completa dos autores: Adrienne Myrtes, Alessandro Garcia, André de Leones, Caio Silveira Ramos, Daniel Lopes, Eric Novello, João Anzanello Carrascoza, Kizzy Ysatis, Luciana Miranda Penna, Marcelino Freire, Marcelo Maluf, Natércia PontesPedro Salgueiro, Petê Rissatti, Plinio Camilo, Reynaldo Bessa, Ricardo Delfin, Santana Filho, Valério Oliveira e Xico Sá.

* A antologia pode ser encontrada (ou encomendada) nas livrarias de Fortaleza: Cultura, Siciliano, Arte & Ciências etc.

Título: Assim você me mata
Organizador: Claudio Brites
Editora: Terracota

Gênero: Contos
Páginas: 204
Preço: R$32,00

 

Conheça o livro brega Assim Você me Mata


O livro de contos “Assim Você me Mata”, será lançado no próximo domingo (2) pela editora Terracota durante a Balada Literária. A obra, dada como “o livro mais brega de todos”, é a compilação dos escritos de 20 autores, entre eles o jornalista Xixo Sá, João Anzanello Carrascoza, André de Leones e Marcelino Freire.
Organizado por Claudio Brites, o livro faz parte do outrora discriminado gênero brega, despretensioso e divertido, que hoje caminha para se tornar cult. Esse é o clima que permeia as páginas de “Assim Você me Mata”.
Entre as histórias presentes no livro, temos o de Xico Sá, conto que acompanha um casal que só consegue se comunicar por meio de frases do cancioneiro romântico – Marcio Greyck, Núbia Lafayete e Reginaldo Rossi fazem parte do repertório.
Outras histórias são um estudante se apaixona por uma anã de personalidade forte. A chegada de um pinguim de geladeira causa discórdia entre as demais miniaturas de um jardim. Um músico decadente vive um caso de amor com uma prostituta. Uma jovem tenta cuidar da mãe embriagada que, só de calcinha e penhoar rosa, entoa Maíra.
A lista completa dos autores: Adrienne Myrtes, Alessandro Garcia, André de Leones, Caio Silveira Ramos, Daniel Lopes, Eric Novello, João Anzanello Carrascoza, Kizzy Ysatis, Luciana Miranda Penna, Marcelino Freire, Marcelo Maluf, Natércia Pontes, Pedro Salgueiro, Petê Rissatti, Plinio Camilo, Reynaldo Bessa, Ricardo Delfin, Santana Filho, Valério Oliveira, Xico Sá.
A Balada Literária acontece de 28 de novembro à 2 de dezembro, Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 426 , no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A entrada é franca.

 

DN: Do amor ao kitsch em vinte olhares

27.11.2012





Organizado por Claudio Brites, da editora Terracota, "Assim você me mata" traz contos sobre o universo brega
Entre as boas surpresas de um dia pode estar a leitura despretensiosa - rápida e fácil, mas sem prejuízos de qualidade. Que divirta e emocione ao mesmo tempo. É esse o clima de "Assim você me mata", coletânea de contos organizada por Claudio Brites e lançada pela Terracota.

O escritor e jornalista Xico Sá, um dos convidados para a coletânea de contos: história sobre um casal que conversa por letras de canções românticas


A delícia do livro está no tema: o universo do brega, em qualquer sentido que os autores convidados conferissem ao termo. Porque, como esclarece Brites no texto de apresentação, "o brega é mutação. Como toda palavra, abriga disputas ideológicas, podendo habitar os terrenos pedregosos do preconceito, mas, também, abarcar com riqueza e propriedade o que há de mais marcante na nossa cultura popular".

A coletânea inclui 20 autores, alguns já consagrados, como Xico Sá, João Anzanello Carrascoza e Marcelino Freire; outros ainda pouco conhecidos do grande público. É justamente essa variedade o forte de "Assim você me mata", ao permitir diferentes olhares sobre o mesmo tema, alguns inesperados.

É o caso do conto de Carrascoza, "Mais um casal", que consegue emocionar mesmo partindo do mote mais batido da face da terra: a trajetória afetiva de um casal, previsível ao ponto de ser narrada no futuro do presente - como para reforçar a previsibilidade dos relacionamentos amorosos.

Porém, ao mesmo tempo em que demonstra quão brega podem ser os clichês do amor, Carrascoza deixa claro ser isso o que nos resta. Mas sem tom melancólico, porque cada história repetida torna-se única a partir das particularidades de cada um, somadas com as do outro.

Em outros contos, o tema aparece mais evidente e pop, como em "Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas", de Xico Sá. Na história, um casal que apenas consegue conversar sobre o amor por meio de letras do cancioneiro romântico nacional - de Núbia Lafayete a Marcio Greyck e Reginaldo Rossi. Porque, como coloca o terceiro personagem da trama (um locutor de rádio), "só os estúpidos acreditam na criatividade quando o assunto é a vida a dois".

Inusitado
Há ainda contos inusitados como o do estudante que se apaixona por uma anã de personalidade forte; o do novo pinguim de geladeira, cuja chegada causa discórdia entre as outras miniaturas do jardim; o do músico decadente que vive um caso com uma prostituta; ou o da jovem que tenta cuidar da mãe bêbada.

No fim do livro, há um breve resumo sobre a trajetória dos autores convidados. "Assim você me mata" é para devorar em um dia de ócio, pensando nos próprios clichês e nas pitadas de brega que existem em sua vida.

Em tempo, vale defender o título: antes de se tornar um refrão-chiclete na voz do cantor Michel Teló, "Assim você me mata" já dava nome a um sucesso de Elymar Santos.

LIVRO
Assim você me mata
Claudio Brites (org)
Terracota
2012, 204 páginas
R$ 32

ADRIANA MARTINSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...